Pensão por morte com a nova lei – veja as novas regras

Penaopormorte1 Pensão por morte com a nova lei - veja as novas regras

Novas regras para receber pensão por morte estão mais rígidas e segundo o governo irão corrigir distorções, como aquela que um senhor de 90 anos casa com uma mulher de 20 e ela jura que é só por amor, mas na verdade é para passar a pensão vitalícia a ela, já que o tempo de vida dele está acabando, e, o governo vai bancar o pagamento da aposentadoria para ela por mais uns 50 anos.

A partir de agora, o casamento pode até sair, mas será preciso ficar casado pelo menos por dois anos para receber a pensão, e só será vitalícia caso a mulher tenha mais de 44 anos de idade, e aquela de 20 só vai pegar 3 anos do benefício.

A nova proposta já passou na Câmara dos Deputados e deverá ser aprovada pelo senado e sancionada pela Presidenta Dilma no próximo mês.

Veja como será o cálculo da pensão por morte com Medida Provisória 664/14 que foi aprovada pelos deputados:

3 anos de pensão para cônjuges com menos de 21 anos de idade
6 anos de pensão para cônjuge com idade entre 21 e 26 anos
10 anos de pensão para cônjuge com idade e entre 27 e 29 anos
15 anos de pensão para cônjuge com idade entre 30 e 40 anos
20 anos de pensão para cônjuge entre 41 e 43 anos
Pensão vitalícia para cônjuge com mais de 44 anos

Penaopormorte Pensão por morte com a nova lei - veja as novas regras

Foto: Agência Câmara

Medida Provisória: Câmara dos Deputados e a Redação Final.

Tirar Dúvidas INSS 2024

Se você tem algum dúvida relacionada ao assunto, poderá Mandar Sua Dúvida

Saiba mais acessando o site www.previdenciasocial.net.br

91 comentários em “Pensão por morte com a nova lei – veja as novas regras”

  1. Meu esposo faleceu em 12/05/2015 e eu tenho 36anos qual será o meu tempo de beneficio?
    Tenho uma filha de 5anos.

    Responder
    • O correto é agendar uma horário em um posto do inss para saber.

      Responder
  2. Eu gostaria de saber porque demora tanto pra sair o benefício.????

    Responder
    • Tudo o que dependemos do governo é assim mesmo e é por isso que este país não vai pra frente.

      Responder
  3. Meu esposo morreu dia 13 de julho agora em 2016, ele tinha 64 e era aposentado porque contribuiu com o INSS como deveria contribuir como pedreiro. Eu como esposa dele também paguei meu INSS como lavadeira de roupas os anos que fui obrigada a pagar tenho direito de receber a pensão do meu marido falecido?

    João Pessoa 25/7/2016. ….> Luzia da Silva Santos.

    Responder
    • Tem direito sim e é só procurar uma agência do INSS para levando o certidão de óbito e seus documentos para solicitar a transferência.

      Responder
  4. Meu tio é especial e tem 73 anos e recebe do governo uma PENSÃO POR MORTE que ele herdou depois da morte da mãe dele. Ele é 100% dependente de um cuidador. Ele ou o seu tutor tem direito a solicitar um acréscimo de 25% em seu benefício???

    Responder
  5. MEU PAI ERA APOSENTADO POR INVALIDEZ CODIGO 32
    ELE FALECEU NO DIA 06.11.2017
    QUERIA SABER SE MINHA MAE PODE PEDIR PENSAO
    ELES TINHAM UM CONTRATO DE UNIAO ESTAVEL ELA DEPENDE ECONOMICAMENTE DELE
    MAS ELA NUNCA CONTRIBUIU COM A PRVIDENCIA

    Responder
  6. meu marido ja era aposentado quando morreu em 2003, se eu tiver direito a pensão como devo proceder,ja que estou com 64 anos,estavamos separados mais não diverviados

    Responder
    • Caso não estejam separados no papel, tem direito a pensão. Deveria estar recebendo desde 2003 e para solicitar, leve os documentos dele e seu e entre com o pedido direto em uma agência do INSS.

      Responder
  7. BOA TARDE EU TENHO UMA DUVIDA O MEU PAI MORREU EM 1996 ELE ERA APOSENTADO E FUNCIONÁRIO FEDERAL ELE SE CASOU DE NOVO,E A VIÚVA CONTRATOU UM ADVOGADO QUE DISSE QUE AS FILHAS SOLTEIRAS NÃO TINHA DIREITO POIS A LEI QUE DAVA DIREITO TINHA ACABADO.MAS EU VI UMA MATÉRIA QUE A MINISTRA CÁRMEN LÚCIA RETOMAR PAGAMENTO DE PENSÃO A FILHAS SOLTEIRAS MAIORES DE 21 ISSO É VERDADE?HAVIA EM FUNDO PREVIDENCIÁRIO ,PAGO POR FUNCIONÁRIOS PARA QUE ELAS RECEBESSEM.GRATA

    Responder
    • Este tipo de pensão foi cancelada para vários tipos de aposentadorias, mas é bom juntar os documentos e ver com um bom advogado se ele consegue rever para receber.

      Responder
  8. A mãe de minha.amiga f a liceu minha amiga cuidou de sua mãe até a morte ela parou de trabalhar e morava com a mãe porém a renda da casa era a pensão e a aposentadoria da falecida de tem como ela receber

    Responder
    • Não. O INSS só aceita quando é dependente direto e ser menor de idade. Mas é bom ir a uma agência do INSS e fazer o pedido que eles irão verificar a possibilidade.

      Responder
  9. Sou funcionário municipal a 12 anos, tenho dois filhos menores, vivo com a mãe deles a 12 anos mas casado legalmente só a um ano.
    Em caso de meu falecimento sem ser por acidente de trabalho, eles têm direito à pensão?
    Muito obrigado!

    Responder
    • Terão direito sim a pensão até completarem a idade de 18 anos.

      Responder
  10. tive um companheiro por dois anos,assim que separamos ele faleceu.dei entrada na pensao por morte chegou a carta pra min dizendo q foi concedido o beneficio. a ex esposa entrou depois de min e ganhou tambem foi dividia . els nao eram separados judicialmente . mais ja tinham mais de vinte anos de separados. no 135 nao consta ate quando vou receber nao tem data . mais fui na agencia me falaram q vou receber so quatro meses.mais no 135 falam q vitalicia . oque fasso . era dependente dele a gua luz telefone contrato de aluguel em nome dele. e detalhe tenho 50anos

    Responder
    • O correto é procurar um advogado para receber orientações do que fazer.

      Responder
  11. Tenho 60 anos e já contribui ao INSS por 17 anos.
    Atualmente não estou contribuindo. Se eu falecer, minha esposa de 47 anos teria direito a pensão?
    Obrigado, Edson da Silva

    Responder
    • Para homem a aposentadoria por idade é só a partir dos 65 anos de idade.

      Responder
  12. meu companheiro faleceu em 2011 ele era mais novo que eu hoje to com 51 quero saber se minha pensão e vitalícia obrigado

    Responder
    • A partir de 55 anos já tem direito a pensão vitalícia.

      Responder
  13. Boa tarde, tenho 60 anos, meu marido também. Eu contribuir por 4 anos como empregada do comercio, e depois pela nossa empresa. Ele contribuiu por uns 15 anos como empresario e como funcionario bancario. se ele vir a falecer, tenho direitoa pensão !

    Responder
    • se ele continua recolhendo o INSS, tem direito a pensão.

      Responder
  14. Meu esposo faleceu em 17/09/2017,antes eu já era paciente oncológico e ostomizada por definitivo,por tanto sou considerada deficiente físico ,recebo a pensão pela morte dele desde de outubro/2017,tenho duas dúvidas ,minha pensão poderá ser vitalícia ( fiquei viúva aos 38 anos),se eu trabalhar com carteira assinada pela cota de deficientes perderei minha pensão?

    Responder
    • Consulte um advogado previdenciário de sua cidade, mas veja um por indicação de alguém conhecido.

      Responder
  15. Meu marido já era aposentado morreu 20 de fevereiro de 2019 já dei entrada na mas ainda não saiu a pensão corro o risco de entrar nessa nova regra de 50%?

    Responder
  16. tenho 35 anos e meu marido faleceu com 63 anos , ficamos casados apenas 2 meses com quanto tempo recebo a pensão alimentícia com essa nova lei do inss

    Responder
  17. Olá, tenho 19 anos, faço faculdade e recebo pensão por falecimento do meu pai (infelizmente!!)…
    Atualmente moro com a minha mãe, porém a convivência está cada vez mais insuportável. Se eu sair da casa dela, e for morar sozinha de aluguel tem algum problema??

    Responder
  18. Boa noite. Minha mãe tem 63 anos, aposentada por tempo de trabalho, meu pai tinha 66 anos, também aposentado por tempo de trabalho, ele faleceu, dia 27 de outubro de 2019. gostaria de saber se ela tem direito a pensão integral?

    Responder
  19. Meu esposo faleceu dia 20 de novembro, a certidão de óbito saiu 20 dias depois. daqui alguns dias faço 44 anos, posso esperar para fazer o pedido ou vai valer a idade na data do falecimento dele?

    Responder
  20. Pode parecer uma dúvida boba, mas em minha casa quem trabalha fora é minha mulher, eu tenho 59 anos vou me aposentar só com 65 por idade e ela tem 58, somos casados a 38 anos. Pergunto em caso de falecimento DELA terei direito a pensão por morte ? JÁ QUE SEMPRE USAM O EXEMPLO DE MARIDO FALECIDO E NÃO ESPOSA.

    Responder
    • Pela lei atual tem direito a pensão por morte sim. Vale para os dois, tanto a mulher quanto o homem tem os mesmos direitos.

      Responder
  21. Tenho 34anos, recebo pensao por viuvise desde 2016 , Ela e vitalício?

    Responder
    • Pelas regras do INSS terá direito a receber por 15 anos.

      Responder
  22. Minhã mãe faleceu em 1 de junho de 2017, recebo pensão por morte dela, tenho 18 anos faço 19 em novembro, até quando vou receber meu benefício?

    Responder
    • Pela lei, só recebe até completar os 18 anos de idade.

      Responder
  23. Tenho 37 anos meu esposo faleceu em 2007 tenho dois filhos dele um de 12 outro de 14 pela nova lei nossa pensão será cortada ?

    Responder
    • Não. Quem já está recebendo, vai continuar igual.

      Responder
  24. Meu esposo faleceu em 13/12/2016
    Tenho 35 anos é uma filha de 14 anos
    Vou receber até quando ?

    Responder
  25. Meu pai recebe aposentadoria de R$ 2,4 mil e minha mãe de um salário mínimo (R$ 937). Se meu pai falecer minha mãe vai poder optar pela aposentadoria do meu pai de 2,4 mil ou esse valor vai cair pra 50%(1,200 mil) ?

    Responder
    • Segundo a nova lei, ela poderá optar por ficar com a pensão dele, só que será de 50% do valor. Ainda depende de aprovação final.

      Responder
  26. Gostaria de saber se já foi aprovada a lei de somente 50% para a viúva com 47anos 22 anos de casada

    Responder
  27. Boa noite. Meu esposo faleceu em 2016. Eu tenho 33 anos e uma filha de 6 anos . Eu so vou receber 15 anos de benefício?

    Responder
    • Pela lei atual vai receber a pensão pro resto de sua vida. A nova lei se aprovada é que vai limitar este tempo.

      Responder
  28. Olá boa tarde.
    Meu companheiro faleceu em 03/2012, neste mesmo ano dei entrada no processo para comprovação de UE. No período de 06/2016, com o processo ainda em andamento, dei entrada no INSS para a pensão por morte, mas foi indeferido por falta de qualidade do dependente. Meu processo foi concluído em 02/2017 onde ganhei a UE e logo em seguida atualizei meu recurso em 05/2017 com o novo documento em mãos da justiça e dei entrada novamente com um novo processo ao qual estou aguardando, nesse caso tenho 2 processos em andamento ( orientação dada pela própria atendente do INSS ). Minhas dúvidas são as seguintes, em relação a nova lei, tenho 44 anos, e meu companheiro veio a falecer antes da nova lei, eu tenho direito a pensão vitalícia ? , Quanto a remuneração, será compatível com o seu último salário ? Por qual regra devo me basear ? Desde já agradeço pela ajuda e atenção.

    Responder
  29. Minha mãe faleceu e recebo a pensão dela desde então, estou perto de fazer 21,tem como passar a pensão para meu pai que ten 43 anos?

    Responder
    • Ele pode ter diretio sim, mas terá que ver junto ao INSS.

      Responder
  30. Maura Magalhães
    Recebi pensão servidor público municipal, desde 1996, minha pensão já foi homologada pelo TCE -mg.
    Tenho portaria municipal designando 50% para mim e 25 para cada filho. Em 2014 a parte de meu filho passou para mim. A parte do meu filho mais novo irá ser passada no mês de junho/2017, posso perder essa parte dele ou já tenho direito adquirido?

    Responder
  31. Meu esposo faleceu em setembro/2016.Tenho 36anos e uma filha de 5 anos.Gostaria de saber se daqui ha 15 anos perderei mesmo a pensão ou aínda não foi definido?

    Responder
    • Pela lei atual continuará recebendo. Quanto a nova lei, só aguardar para ver o que será alterado, mas valerá para quem ainda irá solicitar a pensão.

      Responder
  32. Meus pais se separaram em 1994, hoje ele já é aposentado e dá uma pensão para minha mãe, pensão obrigatoria. Ele ainda é vivo. Quero saber se ela entra na nova mudança ou não.

    Responder
    • A pensão que ele paga é judicial e continua o mesmo. Não muda nada.

      Responder
      • OK, ele paga a ela 1700,00 mas se aposentou com 2000,00, qual o valor dentre esses dois será da pensão apos morte dele?

        Responder
        • A nova lei não é clara ainda quanto a isso, mas ela devera continuar recebendo os 1.700. Temos que esperar sair a lei definitiva para ver o que as novas regras irão dizer.

          Responder
  33. Quem já recebia pensão por falecimento, perde o seu direito de pensão ? Eu tenho 42 anos de idade.

    Responder
    • Só perde quem neste tempo se aposentou e recebe dois benefícios.

      Responder
  34. Ok, muito obrigado, vc é muito solícito. Boa noite.

    Responder
  35. Boa Tarde , meu sogro faleceu de cãncer com 61 anos no dia 17/01/2017 e não estava aposentado e era autonomo, Porem ele tem de contribuição uns 8 anos. Minha sogra tem 60 anos , ela tem direito como pensionista? Como deve fazer? Obrigada desde já.

    Responder
  36. Boa Noite! !
    Uma Amiga Perdeu o Filho Em Outubro de 2016.( Ele Tirou a Própria Vida)

    Disseram que ela teria direitos a receber.
    Gostaria de saber quais sao os direitos e a quem recorrer? ?

    Responder
    • Não falou em receber o que, mas, só ir até uma agência do INSS para saber.

      Responder
  37. Em casos q o salário do cônjuge falecido seja o mínimo, a viúva, sem filhos, receberá 50%? Não existe uma lei q diz que ninguém deve receber menos q um salário mínimo?

    Responder
    • A lei atual diz que o benefício mínimo é de um salário mínimo, mas, a nova lei não e os benefícios poderão ser menores que um salário mínimo.
      Na verdade, a nova lei vai minguar as pensões a tal ponto que logo vai ter pensionista ganhando muito menos que a metade de um SM.

      Responder
  38. Boa Tarde, eu já sou pensionista a 12 anos (pensão por morte), mas ainda não tenho 44 anos, pergunta, eu vou perder minha pensão???

    Responder
    • Direito já adquirido não serão alterados, portando não perde.

      Responder
  39. Meu pai faleceu em 27/01,minha mãe e ele eram casados há 48 anos,ela tem direito a 100% da aposentadoria que ele já recebia há 10 anos? Ela tem 68 anos.

    Responder
    • Pelas leis atuais, terá direito a aposentadoria integral do seu pais como pensão.

      Responder
  40. Meu esposo deixou de contribuir em 2015 pq ficou desempregado, mas contribuiu a vida toda, mais de 25 anos. Caso ele venha a falecer eu (44) e minhas 2 filhas (6 e 11 anos) teremos direito à pensão?

    Responder
  41. Oi gostaria de saber sou viúva a 13 anos e tenho 41 anos e vou fazer em outro 42 É recebo pensapensão de morte do meu falecido marido de 1,500 com essa nova lei eu ficarei sem a pensão. Eu não sou aposentada e tb não consigo emprego muito obrigado

    Responder
    • Não perde o direito da pensão que está recebendo.
      Só perderia caso recebesse duas aposentadorias e teria que optar por uma delas. Como só recebe uma, continua recebendo.

      Responder
  42. olá, gostaria de saber como que funciona nesse caso, uma pessoa conhecida minha deu entrada ao procedimento para conseguir se aposentar ate então essa pessoa não era aposentada ainda, mais quando veio a ser concedido a aposentadoria dele ele veio a falecer ai ele não chego nem usufruir do beneficio,gostaria de saber se tem como converte essa aposentadoria em uma pensão morte para a esposa,eles são casados do papel e conviveram muito tempo casados ate ele vim a falecer.

    Responder
    • Só entrar com o pedido de pensão no INSS que tem direito.

      Responder
  43. Olá boa tarde!! Se sou registrada, posso ser pensionista, por falecimento do meu cônjuge?

    Responder
    • Com a lei atual pode, mas a nova lei vai mudar tudo e ainda não sabemos como vai ficar.

      Responder
  44. Boa tarde minha mãe recebe o LOA e deu entrada na pensão por morte do meu pai que era aposentado e recebia pensão de mais de um salario minimo mas foi indeferida por falta de qualidade de dependente. o que fazer isso procede, pois me informaram que ela podia cancelar o Loa e escolher pela pensão dele.

    Responder
    • Não procede, pois se era a mulher dele terá direito da pensão independente da LOA.
      Qualidade de dependente é o certidão de casamento.

      Responder
  45. Meu pai faleceu em junho de 2017..era aposentado do serviço público..como fica a pensão para minha mãe? 100% do que ele recebia ou 70% como me falaram?

    Responder
  46. Olá boa boa tarde o pai do meu filho morreu dia 10 de fevereiro de 2018 o último trabalho dele foi dia 18 de maio de 2016 meu filho tem algum direito a pensão por morte ou não.???

    Responder
    • Se menor de idade tem direito sim. Tanto seu filho como você. Procure uma agência do INSS.

      Responder
  47. meu pai aposentado faleceu em junho 2018,minha mãe viuva aposentada tem direito a pensão integral?

    Responder
  48. Meu pai era aposentado, morreu de cancer junho de 2018,minha mãe aposentada agora viuva ira receber pensão integral?

    Responder
    • Se sua mãe tiver mais de 44 anos a pensão é pro resto da vida e o valor será o mesmo. Primeiro passo é ir ao cartório para retirar a certidão de óbito e levar no INSS.

      Responder
  49. Olá, tenho 21 anos, morava com meu pai, ele era aposentado, ele faleceu dia 21, mais minha tia levou todos os documentos dele e não quer me entregar, inclusive o cartão, o qual ele tirava o dinheiro, ela falo q já deu baixa nos documentos, mais não quer me entregar… Quero saber como eu faço pra vê se realmente ela não tá recebendo no lugar dele

    Responder
    • Só ir no INSS para ver. Leve um documento dele ou o nome completo e informe que ele faleceu e já vai saber.

      Responder
  50. Boa noite!
    Por favor, preciso saber até qual idade o filho recebe a pensão, pela morte do pai?
    Agradecimentos

    Responder
  51. Meu pai faleceu,e deixou uma declaração em cartório feita em 2002 que sou dependente economicamente dele,por ter câncer(tenho laudo medico e estudo histopatológico).Tive um tumor em 2000 e outro em 2011.Tenho direito a pensão dele por morte? Sou maior de idade.

    Responder
    • Terá que dar entrada no pedido no INSS para ver se aceitam. Caso de não, ainda poderá consultar um advogado para ver seus direitos.

      Responder
  52. Boa tarde gostaria de Sabe se eu tenho direito recebe pensao de viúva meu marido faleceu 20 julho de 2016era funcionário público tinha mais de 25 anos de contribuição eu tenho um filho de 6 anos registrado no nome dele eu fui no inss levei todos documentos eles comcerdeu o benefício mais foi pro meu filho no caso eu sou a tutora dele eu queria saber se eu tenho direito a essa pensão ou só ele tem

    Responder
    • Se seu marido faleceu, tem direito sim de receber a pensão dele. Muito estranho o INSS já não fazer isso.
      É melhor procurar um advogado previdenciário para que ele verifique e entre com uma ação contra o INSS.

      Responder

Deixe um comentário