A nova lei se assinada como está diz que a aposentadoria será igual para todos os brasileiros, ou seja, só se aposenta com 65 anos de idade e no mínimo 25 anos de contribuição.
Diz também que quem tem mais de 45 anos (mulher) e 50 anos (homem) e ainda não terem completado o tempo de contribuição atual irão pagar um pedágio de 50% sobre o tempo faltante
No seu caso, já tem o tempo completo de contribuição e 53 anos poderá se aposentar quando quiser, mesmo que a nova lei seja assinada.
A nova lei vai acabar com a fórmula 85/95 e o Fator Previdenciário, porém, ainda poderão se beneficiar só quem já tem completo o tempo de contribuição e já somam o tempo suficiente com a idade para alcançar os 85/95 (85 para mulheres).
No seu caso, 30 de contribuição e 53 anos de idade chega a 83 e não poderá mais completar o tempo, mas pode esperar para se aposentar quando sair a nova lei e vai pegar no mínimo 81% sobre a média das contribuições como aposentadoria. Neste caso, cada ano a mais trabalhado conta mais 1% na aposentadoria.
Caso entre com o pedido de aposentadoria já, vai ser pelo Fator Previdenciário atual que vai achatar de 35 a 40% de sua média.
Lembrando, que tudo isso ainda vai depender do que a nova lei irá definir, já que eles podem alterar tudo até ser assinada.
Rosemeire Dal Bello Franco |
Confira Mais Dúvidas do INSS
Tirar Dúvidas INSS 2024
Se você tem algum dúvida relacionada ao assunto, poderá Mandar Sua DúvidaSaiba mais acessando o site www.previdenciasocial.net.br