Como agendar um horário no INSS para dar entrada em sua aposentadoria? ou qualquer outro serviço. Existem duas maneiras de fazer o agendamento para ser atendido:
- Pelo computador ou
- Direto no balcão em uma agência do INSS
É importante marcar um horário para que o atendimento não seja muito demorado, porque, os horários agendados são respeitados e dependendo do movimento no dia marcado, você poderá ser atendido rapidamente, até antes da sua hora marcada.
Aposentadoria:
É muito importante saber exatamente quanto tempo falta para se aposentar e para isso basta agendar no INSS:
- Uma contagem de tempo de contribuição
Veja como fazer o agendamento para aposentadoria ou contagem de tempo pela internet:
- Agendamento pela internet
- Ou pessoalmente em uma agência mais próxima
Principais requisitos
Regra 85/95 progressiva
- Não há idade mínima
- Soma da idade + tempo de contribuição
- 85 anos (mulher)
- 95 anos (homem)
- 180 meses efetivamente trabalhados, para efeito de carência
Regra com 30/35 anos de contribuição
- Não há idade mínima
- Tempo total de contribuição
- 35 anos de contribuição (homem)
- 30 anos de contribuição (mulher)
- 180 meses efetivamente trabalhados, para efeito de carência
Regra para proporcional
- Idade mínima de 48 anos (mulher) e 53 anos (homem)
- Tempo total de contribuição
- 25 anos de contribuição + adicional (mulher)
- 30 anos de contribuição + adicional (homem)
- 180 meses efetivamente trabalhados, para efeito de carência
Documentos necessários
- Documento de identificação válido e oficial com foto;
- Número do CPF;
- Carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS;
- Se precisar, veja outros documentos para comprovação que podem ser apresentados.
Outras informações
- Tempo exigido para proporcional: o adicional de tempo citado na regra transitória corresponde a 40% do tempo que faltava para o cidadão atingir o tempo mínimo da proporcional que era exigido em 16/12/1998 (30 anos para homem e 25 para mulher). Exemplo: um homem que tinha 20 anos de contribuição nessa data, precisava de 10 para aposentar-se pela proporcional. Logo, para aposentar-se pela proporcional hoje, deverá comprovar 34 anos (30 anos + 40% de 10 anos).
- Valor da aposentadoria proporcional: a aposentadoria proporcional tem valor reduzido, que vai de 70 a 90% do salário-de-benefício. Confira as regras de cálculo.
- Adicional de 25% para beneficiário que precisa de assistência permanente de terceiros: somente o aposentado por invalidez possui este direito.
- Período de carência: para ter direito a este benefício, é necessário que o cidadão tenha efetivamente trabalhado por no mínimo 180 meses. Períodos de auxílio-doença, por exemplo, não são considerados para atender a este requisito (carência);
- Fim da aposentadoria proporcional: a aposentadoria proporcional foi extinta em 16/12/1998. Só tem direito a esta modalidade quem já contribuía até esta data;
- Requerimento por terceiros: caso não possa comparecer ao INSS, você tem a opção de nomear um procurador para fazer o requerimento em seu lugar.
Com este documento você saberá exatamente suas contribuições pagas e registradas nos sistemas da previdência social, e verificar se tem alguma empresa que trabalhou sem constar no relatório e terá tempo de correr atrás para verificar o que aconteceu e solicitar a devida anotação. O inss tem registrado todas as contribuições, mas pode acontecer erros nas informações enviadas por algumas empresas e estas contribuições não irão aparecer no banco de dados, por isso, é muito importante conferir solicitando a contagem de tempo junto ao INSS.
Depois deste relatório conferido, é só contar o tempo faltante e entrar com o pedido de sua aposentadoria, já sabendo antecipadamente de que tudo está correto. Assim vai evitar correria e atrasos no seu benefício.
Em caso de dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários que retornaremos.
Tirar Dúvidas INSS 2024
Se você tem algum dúvida relacionada ao assunto, poderá Mandar Sua DúvidaSaiba mais acessando o site www.previdenciasocial.net.br