Agendamento para ser atendido no INSS pode ser feito por telefone ou pelo site e é a forma mais eficiente de não perder muito tempo para procurar saber de uma série de direitos e deveres. A Previdência Social tem um sistema que funciona muito bem para resolver assuntos de seus segurados, pelo menos em uma grande maioria das agências.
O agendamento no INSS é gratuito e sem nenhuma taxa extra para ter sua informação por escrito.
Agendamento INSS por telefone número 135
ou direto pelo site
Veja como agendar atendimento no INSS pelo site aqui: Agendamento INSS
Quem estiver impossibilitado por algum motivo de comparecer ao INSS, pode nomear um procurador que irá representa-lo, bastando para isso preencher um formulário dando poderes para este fim.
Administrador Provisório
Para requerimento de benefício previdenciário ou assistencial, não será necessária a apresentação de documento que comprove andamento de ação judicial referente a representação de beneficiário civilmente incapaz.
Para recebimento de valores de benefício ativo, se a ação judicial estiver em andamento mas ainda sem expedição de termo provisório ou sentença, bastará a apresentação de documento que comprove o andamento da ação.
O pagamento de benefícios ao Administrador Provisório será feito pelo prazo de 6 meses sendo que sua continuidade dependerá de nova comprovação do andamento do respectivo processo judicial de tutela ou curatela.
O dirigente de entidade de atendimento de que trata o art. 90 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, na qualidade de guardião da criança ou adolescente abrigado, será autorizado a requerer ou receber o benefício devido ao menor sob sua guarda, mediante a apresentação dos seguintes documentos:
- guia de acolhimento institucional familiar, devidamente preenchida e assinada pela autoridade judiciária;
- comprovação da qualidade de dirigente da entidade;
- documento de identificação pessoal, em que conste seu CPF, e
- declaração de permanência (a declaração de permanência deverá ser renovada pelo dirigente da entidade, a cada seis meses, para fins de manutenção do recebimento do benefício).
Documentos exigidos pelo INSS para pedido de aposentadoria:\ por tempo de contribuição:
- Documento de identificação com Foto
- Número de Identificação do Trabalhador – (NIT/PIS/PASEP)
- CPF
- Carteira de Trabalho
- Carnês de Contribuição (Guias da
Previdência Social – GPS) - Outro documento que comprove o exercício de atividade e/ou tempo de contribuição
A qualquer tempo o segurado poderá solicitar uma contagem de tempo de contribuição para saber exatamente o que o INSS tem no seu banco de dados e caso falte alguma empresa na lista, terá tempo de ver como fazer para que estes dados sejam incluídos e somados no seu tempo.
Tirar Dúvidas INSS 2024
Se você tem algum dúvida relacionada ao assunto, poderá Mandar Sua DúvidaSaiba mais acessando o site www.previdenciasocial.net.br