- Saque de cotas do PIS;
- Saque do abono salarial;
- Pagamento do abono salarial.
As pessoas que trabalharam em 2016 e que tem direito a sacar o abono salarial podem ir até dia 29 de junho no Banco do Brasil (para quem recebe PASEP) e na Caixa Econômica (para quem recebe o PIS) para fazer o saque de até um salário mínimo.
Saiba mais
Como fazer o Simples Doméstico cadastramento e recolhimento de impostos
Proposta da nova Lei da aposentadoria vai valer para quem tem até 50 anos
Até o fim do mês de maio, mais de dois milhões de pessoas que tem direito a sacar o abono não fizeram a retirada de seus valores, o que pode chegar até um bilhão de reais retidos nos cofres públicos.
Em julho de 2017, quando começou o pagamento, mais de 22 milhões de pessoas já fizeram o saque das suas cotas, movimentando a economia, realizando sonhos ou quitando suas dívidas.
Segundo as informações divulgadas pelo Ministério do Trabalho, a maior parte das pessoas que ainda não foram aos seus bancos para sacar suas cotas estão no Nordeste e no Sudeste. E se esse um bilhão de reais não for sacado até o fim do prazo, dia 29 de junho, ele será encaminhado para o Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT.
Se esse for o seu caso, saiba: se você não fizer o saque, só poderá sacar a sua próxima cota no ano que vem.
Como saber se eu tenho direito de sacar o abono salarial?
Se você trabalhou pelo menos 30 dias em 2016 com registro em carteira ou como trabalhador de serviço público e ganhou menos de dois salários mínimos por mês, você pode ter direito de fazer o saque de até um salário mínimo.
O cálculo para saber o quanto você irá receber é o seguinte: multiplique 79,50 reais pelo número de meses trabalhados no ano base. Esse será o montante a retirar quando você for a uma Caixa Econômica (caso tenha trabalhado com registro em carteira de trabalho) ou a uma agência do Banco do Brasil (caso tenha trabalhado no serviço público).
Para fazer o saque, basta que você leve sua carteira de trabalho, onde conterá o seu número do PIS a uma das agências ou o seu cartão de CPF e outro documento válido com foto.
O valor costuma ser liberado na mesma hora para saque.
Confira Mais Dúvidas do INSS
Tirar Dúvidas INSS 2024
Se você tem algum dúvida relacionada ao assunto, poderá Mandar Sua DúvidaSaiba mais acessando o site www.previdenciasocial.net.br
1 comentário em “Abono salarial: quem não sacou o de 2016 pode sacar até dia 29”